Road Trip no Sudoeste da Noruega – Dicas de Viagem
Na última semana de agosto (nossa, o tempo voa!) estive na Noruega para uma road trip. Foi uma viagem incrível e também diferente!
“Diferente por que, Mila?” Eu e meu marido viajamos para Noruega com o objetivo de fazer três trilhas. Como consequência, acabamos conhecendo muito mais o interior do país do que as cidades. Amei, amei, amei – o countryside norueguês é lindo e cheio de coisas maravilhosas para ver.
Se você está pensando em fazer uma viagem parecida, acompanhe essa série de posts, onde vou contar tudinho sobre a nossa road trip e as trilhas na Noruega.
A seguir, algumas dicas básicas para ajudá-lo (a) nas primeiras decisões.
Sobre a Noruega
A Noruega é um pais escandinavo cheio de belezas naturais: montanhas a perder de vista, cachoeiras, geleiras e fiordes de cair o queixo! Paraíso para quem curte natureza e aventuras.
Quando ir para a Noruega
Sem dúvida a temperatura em julho e agosto é a mais agradável. Além disso, chove menos nessa época, o que é melhor para fazer trilhas e curtir as paisagens.
Porém, vale lembrar que a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto são alta temporada – os campings e as trilhas ficam lotados (além do valor das passagens e acomodações serem mais altos). Por esse motivo, nós optamos pela última semana de agosto e adoramos!
Quanto tempo ficar na Noruega
O ideal, para poder explorar bem o país, é ficar uns 20 dias. Para fins de comparação, a Noruega é maior do que a Itália. Tem muita coisa para ver, gente!
Mas, se assim como nós, você não tiver todo esse tempo, pode escolher uma região para explorar bem.
Como tínhamos apenas uma semana e queríamos fazer a viagem toda de campervan, focamos somente na região sul/sudoeste. Abaixo está o nosso mapa.
Road Trip na Noruega
Se você quiser conhecer tudo o que a natureza da Noruega tem a oferecer (e curtir as estradas super pitorescas), a melhor opção é fazer uma road trip (viagem de carro).
Existem duas opções para esse tipo de viagem:
1. Alugar um carro e dormir em diferentes hotéis/pousadas.
2. Alugar um motorhome (oucampervan) e viajar com a sua “casinha”.
Se você é aventureiro e gosta de experiências diferentes, a segunda opção é sem dúvida a melhor! Não depender de hotéis ou pousadas dá mais flexibilidade para mudar o roteiro, afinal, você pode literalmente dormir em qualquer lugar.
Atém disso, a infraestrutura para quem viaja de motorhome na Noruega é ótima (alguns arriscam dizer que é a melhor do mundo). Existem muitos campings bacanas e áreas de descanso nas estradas. Nós amamos!
Idioma
O idioma oficial é o norueguês, mas lá todo mundo fala inglês. Não tivemos nenhum problema para nos comunicarmos.
Moeda
A moeda local é a Coroa Norueguesa. Se você prefere usar dinheiro em espécie, é importante comprar a moeda no Brasil. Nós usamos cartão de crédito para quase tudo e não tivemos nenhum problema.
Visto
Brasileiros não precisam fazer visto para entrar na Noruega (o visto é concedido na hora da entrada). É importante levar todos os documentos, cópia da passagem de volta e pelo menos NOK$ 100 em espécie.
Carteira de Habilitação
Turistas podem usar a sua carteira de habilitação nacional acompanhada do passaporte. Para dirigir a campervan, nós usamos a nossa carteira de motorista “normal” aqui dos Estados Unidos (equivalente ao tipo B no Brasil).
No próximo post explicarei todos os detalhes de como funcionou o aluguel da campvervan, como eram as estradas e os campings onde ficamos.