7 Dicas de Viagem para Havasu Falls
Havasu Falls é um paraíso escondido no Grand Canyon. A famosa cachoeira de água azul-turquesa fica em uma reserva indígena, chamada Havasupai, no Arizona. A região é repleta de riachos, piscinas naturais, muitas cachoeiras e cascatas incríveis. As paisagens são de cair o queixo! Sem dúvida um dos lugares mais lindos que eu já visitei.
Neste post eu dou dicas de planejamento de viagem para Havasu Falls. Para saber mais detalhes sobre o nosso roteiro de 4 dias, clique aqui.
Dicas de viagem para Havasu Falls
1) Ir por conta ou com guia?
Esta é a primeira decisão a ser tomada. Nós fomos com um guia e foi muito legal. Se você não está acostumado a acampar em lugares remotos e sem infraestrutura, essa é uma ótima pedida.
Por indicação de amigos, nós optamos pela Wildland Trekking, uma empresa especializada em turismo de aventura. No pacote está incluso:
– Um guia que fica 24 horas à disposição do grupo (organiza tudo, monta as barracas, guia as caminhadas, prepara comidas, lava louças e até cuida dos machucados nos pés)
– Alimentação (incluindo todas as refeições e os lanches)
– Hiking poles (bastão de caminhada), mochila, barraca, saco de dormir, travesseiro e colchonete de camping
– Permissão para acampar em Havasu Falls (este item é bem importante, pois é difícil conseguir a permissão devido à popularidade e limitação de espaço na reserva)
– Transporte até o início da trilha*
– Transporte dos pertences mais pesados até o camping (eles usam mulas, assim você não precisa carregar muito peso na mochila)
O nosso grupo era de 6 amigos (originalmente 8, mas infelizmente dois tiveram que cancelar). Ir com essa turma deixou a viagem ainda mais especial. Foi muita diversão, aprendizado e superação. É bom sair da zona de conforto, né? Ainda mais quando estamos bem acompanhados.
Porém, se você estiver sozinho, não desanime – a Wildland monta grupos de pessoas “avulsas”!
Eu amei toda a experiência e indico muito a Wildland Trekking (juro que este post não é patrocinado). Alguns detalhes sobre o pacote:
* Duração: 4 dias
* Valor por pessoa: $1.350
* Pagamento: $250 na reserva/ $1.100 60 dias antes da viagem
* Gorjeta para o guia: sugere-se no mínimo 10%
Se você preferir, pode fazer a viagem por conta própria. O primeiro passo é conseguir a permissão para acampar. Aqui estão algumas informações:
* Permissão para acampar: $25 por pessoa/noite
* Taxa de meio ambiente: $10 por pessoa
* Entrada: $50 por pessoa
Ou seja, a primeira noite custa $85 por pessoa e as demais $25.
Para reservas, ligue para o Havasupai Tourism Office +1 (928) 448-2121, ou mande um email para httourism0@havasupai-nsn.gov. Mas programe-se com antecedência, as permissões normalmente esgotam em fevereiro.
* Dependendo de onde você ficar hospedado, será buscado no hotel. A outra opção é encontrar o guia em algum ponto de encontro. Esses detalhes são combinados mais perto da data da viagem.
2) Quando ir
A alta temporada é de abril a setembro, mas a melhor época é de maio a meados de junho. Antes disso pode estar frio, o que limita os banhos de cachoeira; depois pode estar muito quente (acima de 40 graus), o que pode tornar as caminhadas bem exaustivas.
Fomos na terceira semana de maio e a temperatura estava ótima. Perfeito para dar mergulhos como esse do vídeo! Olhem a cor da água e as paisagens em volta. É muito amor <3.
3) Como chegar
Os aeroportos mais convenientes para essa viagem são os de Las Vegas e Phoenix. Mas Havasu fica em um local remoto, então é preciso alugar carro e dirigir até alguma cidade próxima ao início da trilha.
A dica é chegar no Arizona um dia antes do seu hiking para Havasu Falls e voltar um dia depois. A nossa trilha, por exemplo, teve 4 dias de duração, mas a viagem foi de 6 dias. Ou seja, viajamos de Seattle para Vegas na quinta de manhã, fizemos a trilha de sexta à segunda-feira e voltamos para Seattle na terça. Por isso, é preciso reservar hotel para a primeira e para a última noite.
4) Onde ficar
A Wildland Trekking sugere Flagstaff, cidade que fica a 4 horas de Las Vegas e a 2h30 de Phoenix.
Nós preferimos ficar em Peach Springs, a 2h30 de Las Vegas e a 1h30 do início da trilha para Havasu. A localização era super conveniente, mas a cidade era tão pequena que não tinha nem sinal de telefone.
Mapa: ponto A – aeroporto de Las Vegas, ponto B – Peach Springs, ponto C – início da trilha.
O nosso hotel era o Hualapai Lodge – bem simples, mas limpinho. Pontos negativos: tinha barulho de trem o tempo todo, a internet era suuuuper lenta e serviço deixou a desejar (às vezes).
5) O que levar na mala
Para o hiking
A temperatura na trilha pode variar bastante, então é preciso levar “camadas” de roupas.
Eu comecei a caminhada de calça e blusa de mangas compridas. Troquei para short e regata depois de uma hora. Obviamente todas as roupas devem ser especiais para hiking e as botas também. A caminhada é longa, então é importante estar super confortável.
Lembre-se de levar protetor solar (eu usei 70 o tempo todo), óculos de sol, chapéu e muita água (pelo menos 3 litros).
Para cachoeira
Roupas de banho, toalha de camping e sandália de hiking. A sandália é muito importante porque as cachoeiras e riachos são cheios de pedras. Usamos sandália o tempo todo (exceto no hiking de ida e de volta)
Para higiene pessoal
Ah, a higiene! Nunca imaginei que ficaria 4 dias sem banho e seria feliz. Superar os preconceitos e sair da zona de conforto é muito bom.
Nós tomamos banho de cachoeira todos os dias, o que ajudou bastante (mas não é permitido sabonete ou shampoo). Para completar, levamos lenços umedecidos corporais. Foram super úteis.
Lembre de levar também: desodorante, escova e pasta de dentes e escova de cabelo (caso você use).
6) Como preparar-se fisicamente
É preciso estar em forma. Nessa viagem caminha-se muito. Foram aproximadamente 50 km em 4 dias (no próximo post explicarei todo o roteiro).
Caso você seja sedentário, o ideal é começar a treinar 3 meses antes. Fazer trilhas, caminhadas longas e exercícios musculares (musculação, yoga, pilates) ajudam muito.
Se você pratica atividades aeróbicas regularmente, provavelmente está pronto. Eu corro 3 vezes por semana (média de 5 km) e faço aulas de body pump. Obviamente cansei, mas nada fora do normal. As paisagens eram tão lindas que a gente nem pensava no cansaço.
7) E se eu não tiver condições físicas?
Existe a possibilidade de pegar helicóptero! O guia da Wildland disse que 10% dos turistas usam essa opção. É uma boa pedida para quem vai com crianças pequenas ou idosos.
A empresa que presta esse serviço é a Airwest Helicopters. O valor é $85 por pessoa/trecho e eles não aceitam reservas (o esquema é por ordem de chegada). Os vôos iniciam as 10h, mas a dica é chegar com muita antecedência, pois as filas são enormes. Ouvimos relatos de pessoas que esperaram 7 horas para voar.
Dias e horários de funcionamento do helicóptero:
- Primavera/verão – de 15 de Março a 15 outubro: domingos, segundas, quintas e sextas – das 10h às 13h
- Outono/inverno – 16 de outubro a 14 de março: domingos e sextas – das 10h às 13h
Se você quiser uma experiência diferente, pode ir a cavalo (mas tem que estar acostumado e ter preparo físico). O valor é de $75 por pessoa/trecho. Mais informações aqui.
E aí, Havasu Falls não é incrível?
4 Comentários
Adorei seu post. Perfeito. Bem explicadinho. So tenho uma pergunta. No site da agencia tem duas opcoes de passeio. Uma chamada falls tour e outra hiking tour. Qual voces pegaram?
Lú, o nosso foi este – https://www.wildlandtrekking.com/havasu-falls/havasupai-4-day.html
Experiência única. Muito bom!!!
Obrigada, Carlos!