10 coisas para fazer em Portland
Vamos direto ao ponto? Vá para Portland!
Se você mora em Seattle e nunca foi, tá na hora de programar um final de semana em Portland. Se está vindo para Seattle e tem uns dias extras para esticar o roteiro, Portland é uma ótima opção. São apenas 3 horinhas de carro.
A cidade é um charme, cheia de pessoas diferentonas e é o paraíso dos cervejeiros e da gastronomia. Caso você precise de mais motivos para visitá-la, aqui vai uma lista de 10 coisas legais para fazer em Portland.
10 coisas para fazer em Portland
1. Visitar o Rose Garden
Esse é o jardim que dá a Portland o apelido de “cidade das rosas”. O Rose Garden (Jardim das Rosas) foi fundado em 1917 (completou 100 anos!), possui mais de 7.000 roseiras e cerca de 550 variedades. É. Muita. Rosa.
As rosas florescem de abril a outubro, com o pico em junho. Lindo, lindo, lindo.
Endereço: 850 SW Rose Garden Way – Portland
Valor: gratuito
Funcionamento: diariamente das 7h30 à 21h
www.travelportland.com
2. Comer comidas de rua
Portland tem mais de 500 bancas de comida. Algumas pessoas arriscam dizer que a melhor forma de comer bem em Portland é nas barraquinhas de rua. Eu acho a experiência super legal.
As bancas estão espalhadas por toda a cidade, mas alguns endereços são famosos por concentrar diversas opções. Quando estiver passeando por Downtown, eu sugiro dar uma passadinha na SW 10th esquina com a Alder. Esta quadra tem várias barracas e a variedade é incrível – tem comida indiana, cachorro-quente, gyros, kebab, bagels, sanduíches italianos, burger, etc.
3. Passear por Downtown, Pioneer Square e Old Town
O centro de Portland é uma graça! Cheio de construções antigas, ruas fofas, cafés, lojinhas e praças. Eu adoro bater pernas por lá.
A minha sugestão é iniciar na Chapman Square, caminhar até o Portland Art Museum, seguir em direção ao Directors Park e depois ir até a Pioneer Square. Depois da Pioneer Square, caminhe em direção à orla, onde começa Old Town e termine no Saturday Market (próximo item da lista).
4. Visitar o Saturday Market
O Saturday Market (que, apesar do nome, também funciona aos domingos) acontece todos os finais de semana entre os meses de março e dezembro.
O mercado é a cara de Portland! Lá você encontra ítens de artesanato, artigos de decoração, souvenirs, utensílios de cozinha, roupas, bijuterias, fotografias, obras de arte, comidas e muito mais. Tudo o que eles vendem é produzido por artistas locais ou pequenos empresários. Bem bacana.
Endereço: 2 SW Naito Parkway, Portland
Funcionamento: Sábados das 10h à 17h e domingos das 11h às 16h30.
www.portlandsaturdaymarket.com
5. Passear no Pearl District
Pearl District é a vizinhança hipster de Portland. Há algumas décadas, a região era predominantemente industrial, mas passou por uma revitalização nos anos 90 e hoje é cheia de restaurantes bacanas, galerias de arte, lojinhas bonitas e prédios modernos. Nós sempre nos hospedamos por lá. Na sequência publicarei um post com a dica de hotel.
Eu indico explorar várias ruas “ao léu”. Se você prefere seguir um roteiro, pode começar pela estação de trem Union Station, passar pela Lovejoy Street (onde fica a deliciosa Lovejoy bakery) , dobrar à esquerda na NW 11th Avenue e passar pela Jamison Square. Depois siga até Gilsan Street (dá para fazer uns desvios pelas ruas paralelas) e caminhe três quadras até chegar na NW 14th Avenue, onde fica a Rogue, uma das cervejarias mais famosas de Portland.
6. Fazer pub crawl
Falando em cerveja, você sabia que Portland é conhecida como beervana (paraíso das cervejas)? O motivo é simples: a cidade tem mais de 75 cervejarias artesanais/locais. É muita cervejaria independente para uma cidade só!
Uma das atrações turísticas de Portland é fazer pub crawl, ou seja, ir de pub em pub e tomar cerveja o dia todo. Existem várias opções de tours guiados e também dá para fazer um passeio independente. Nós fizemos e foi muito legal. Neste post conto todos os detalhes!
7. Comer no Andina
O Andina é o restaurante número 1 de Portland segundo o Tripadvisor e o Google Reviews. Além disso, está entre os top 5 no Yelp, Opentable e Zagat.
Nós comemos no Andina desde a nossa primeira viagem para Portland, há 6 anos atrás. Já provei diversas comidas do cardápio e nunca me decepcionei.
O restaurante é peruano, tem uma atmosfera moderninha e requintada. Eles abrem tanto no horário do almoço quanto no jantar. À noite, o clima fica bem animado e tem até música ao vivo.
Indico experimentar: Yuca Frita (aipim frito), Empanadas (muito parecidas com pastel), Ají de Gallina (este prato é servido apenas no almoço) e alfajores (alfajor de doce de leite).
Endereço: 1314 NW Glisan St
www.andinarestaurant.com
8. Fazer passeio de Aerial Tram – Dica de Maíra Wenzel (Snapchat: mairacw/ Insta: @mairaw)
O tram (bonde) de Portland faz parte do sistema de transporte público da cidade e é uma ótima opção para os turistas. A vista lá de cima é muito bonita e em dias limpos dá para ver o Mount Saint Helens e o Mount Hood.
O passeio é rápido! O tram passa na estação a cada 6 minutos e o tempo de “viagem” é de 4 minutos (cada trecho). Só tem duas paradas, então não tem erro. Ao chegar lá em cima, você pode curtir um pouco a vista e tomar um café na cafeteria próxima à estação.
Como faz parte do sistema de transporte público, o tram fica lotado em horários de pico. Mas parece que nos finais de semana é bem tranquilo.
Endereço: 3303 SW Bond Ave, Portland
Valor: $4.55 (ida e volta)
Funcionamento:
Segunda à sexta – das 5h30 às 21h30
Sábados – das 9h às 17h
Domingos- das 13h às 17h
www.gobytram.com
9. Visitar o Pittock Mansion – Dica da Adri Raduenz (Snapchat: adriradu/ Insta: @aradu)
A Pittock Mansion é uma mansão em estilo renascentista, construída em 1914 por uma das famílias mais influentes da época. Atualmente a casa pertence à prefeitura de Portland e está aberta à visitações. A propriedade tem 46 quartos!
Visitar a casa é super interessante, mas o ponto alto do passeio é a vista que a propriedade tem de Portland. Olhem essa foto da minha amiga Adri! A cidade lá embaixo e o Mount Hood ao fundo fazem uma combinação perfeita!
Endereço: 3229 NW Pittock Dr, Portland
Valor: $10
Funcionamento:
Segunda à domingo – das 11h às 16h
www.pittockmansion.org
10.Columbia River Historic Highway
A Columbia River Highway não fica exatamente em Portland, mas é muito perto e super vale o passeio. Neste post eu conto todos os detalhes!
10 Comentários
Pingback: 10 coisas para fazer em Portland, Estados Unidos - Eu Ando Pelo Mundo
Oi MIla , eu de novo!!! ;)
Consigo fazer esse roteiro em meio dia ou é necessário reservar o dia todo para ele?
Oi, Ana! São duas horas de viagem até lá (4 ida e volta). Então seria o dia todo (manhã e tarde).
Otimas dicas.Acha duas noites um tempo legal pra visitar a cidade,ou vale uma esticada para tres?
Eu acho que duas noites está ótimo. :)
Adorei as dicas. Em breve estarei lá
Muito obrigada e boa viagem!
Pingback: Roteiro de Pub Crawl em Portland - Mila em Seattle
Oi Camila!!
O Oregon foi meu amor verdadeiro e eterno da minha roadtrip de 2015… Mas infelizmente ficamos lá por pouco tempo, já que a prioridade era visitar o Crater Lake. Conseguimos ir pra Cannon Beach e também curtir toda essa região do Columbia River, a Vista House, as cachoeiras… Aff, é lindo demais e tá mto nos planos voltar pra ver tudo com mais calma! Portland então… Foi só de passagem… Deu tempo de ver a vista da Pittock Mansion!
Vou guardar esse seu post pra quando tiver a chance de voltar, quase ninguém dá bola pro Oregon e dos lugares que já estive nos EUA, é um dos mais legais! Vcs de Seattle tem sorte mesmo de estar aí do lado!
Beijão!
Pois é, eu também acho que Portland é underrated, ehehe. Volta sim, tem tantas coisas legais para fazer por aqui, né? Beijocas pra ti!