Turismo em Seattle – Pike Place Market
Dizem que os turistas aprendem muito sobre uma cidade ao conhecer o seu mercado público. Eu super concordo! Por isso, levo todas as minhas visitas no famoso Pike Place Market em Seattle. O Pike Place, fundado em 1907, é o mercado público que recebe mais visitantes em todo o país, chegando a 10 milhões de turistas por ano.
Mas o que atrai tantas pessoas? Além da localização privilegiada – no coração de Seattle, perto dos piers e com uma vista incrível da Elliot Bay -, o Pike Place Market tem antiquários, bancas de flores, padarias, artesanato, açougue, peixarias, fruteiras, bares, cafés, restaurantes, lojinhas de souvenirs e artistas diversos. No total, são mais de 500 unidades de comércio.
Com todas essas atrações, dá para imaginar que o Pike Place é grande, né? Ao contrário do que muitos pensam, o Pike Place Market não engloba apenas o prédio principal. Todo o comércio entre as ruas Pike, Virginia, 1st Av. e Western Av. faz parte do complexo, que também é um centro histórico. Para quem gosta de mercados, o passeio pode durar horas (ou até dias, eu sempre descubro algo novo quando vou lá).
Public Market Center
Este é o prédio central do mercado público. São 6 andares, sendo o 5o e o 6o os mais populares. Comece na esquina da Pike Street com a 1st Avenue. Este local é estratégico para fazer a tradicional foto da fachada.
Logo na entrada do mercado fica o Pike Place Fish Market, a banca de peixes mais famosa do país. Além dos seus produtos frescos e de alta qualidade, o atendimento é um sucesso. Os funcionários são super animados. Cada vez que alguém realiza uma compra, eles cantam e jogam o peixe de um para o outro. Não estranhe se a banca estiver lotada, os turistas estão sempre em volta aguardando o show começar.
A esquerda do Pike Place Fish Market tem uma lojinha de temperos e chás. O nome é MarketSpice. Se você gosta de gastronomia ou de chás, vale a pena dar uma passadinha lá. São centenas de opções de diversos lugares do mundo.
Ainda no corredor principal, existem várias bancas de flores, frutas e verduras. Mesmo quando eu não compro, adoro ficar olhando as diferentes opções.
Outra peixaria super interessante é a Pure Food Fish Market. Ela não é tão famosa quanto a concorrente, mas tem frutos do mar maiores, haha. Tudo que tem lá é gigante. Caranguejos, camarões, polvos, lulas e lagostas enoooormes.
Para quem gosta de pimenta, a paradinha no Mick’s Pepper Jelly é obrigatória. Esta banca vende geléias apimentadas (ficam uma delícia com queijos e alguns tipos de carne). O bacana é que eles sempre têm degustação, dá pra provar todos os sabores!
Neste mesmo andar (6o) tem feira de artesanato, exposição de fotografias, lojas de souvenires, bancas de doces, padarias e restaurantes. Se você é um desses que se anima com lojinhas alternativas, dê uma passada no 5o andar. Lá você encontra de tudo!
Pike Place Street
Do lado de fora do mercado, na rua Pike Place, as atrações continuam – mais bancas de frutas, padarias e lojinhas diversas. Neste trecho eu destaco: Beecher’s Handmade Cheese, na esquina da Pike com a Pine; Piroshky Piroshky, entre as ruas Stewart e Virginia e, ainda na mesma quadra, a mais antiga loja da Starbucks em funcionamento.
A Beecher’s Handmade Cheese produz queijos artesanais. Foi inaugurada em 2003 no Pike Place Market e desde então conquistou a clientela com os seus produtos de alta qualidade. Atualmente, eles possuem diversas lojas, inclusive em NYC. Vale a pena ficar por ali um tempinho e ver o processo de produção. Se estiver com fome, indico provar o mac & cheese, é uma delícia. Ou então, compre algum petisco para comer mais tarde, os biscoitos e queijos não decepcionam.
Piroshki Piroshki, inaugurada em 1992, é uma padaria russa especializada em piroshki. O cheiro é incrível e as filas são enormes. Mas é muito delicioso, vale a pena esperar.
A Starbucks do Pike Place Market não foi a primeira a ser inaugurada, mas é a mais antiga. Na verdade, a primeira loja ficava em outro endereço ali pertinho. Em 1975 eles se mudaram para o mercado público porque o prédio original seria demolido. Até hoje a loja mantém o logotipo antigo. Além disso, alguns cafés e souvenirs são vendidos exclusivamente nesta loja.
A ruela paralela a Pike, chamada de Post Alley, também é super charmosa. Cheia de lojinhas, bares e cafés interessantes. Nesta rua fica um mercado latino que vende alguns produtos brasileiros (El Mercado Latino, 1514 Pike Place)
Finalize o passeio no Victor Steinbrueck Park, que fica bem ao lado do Pike Place Market. A vista é linda! Dá para ver West Seattle, a roda-gigante, os estádios e, nos dias abertos, o Mount Rainier e Olympic Mountains.
Estas são as atrações mais populares do Pike Place Market. Claro que tem várias outras coisas interessantes que eu não citei neste post. Com o tempo, vou adicionando mais detalhes.
Guias brasileiras em Seattle
Planejando uma viagem para Seattle? Venha passear conosco!
Conheça Seattle com quem mais ama e entende da cidade. Temos várias opções de passeios e também fazemos tours personalizados.
Mande e-mail para contato@guiasemseattle.com ou visite a nossa página para saber mais.
7 Comentários
Pingback: Onde ficar em Seattle - 5 Sugestões de Bairros - Mila em Seattle
Pingback: 7 bakeries para provar em Seattle - Mila em Seattle
Muito boa matéria :D
Como é o nome da loja que tem nesse mercado que tem vários bichos de pelúcia e acessórios com estampas de animais? Se não me engano fica no andar do meio…
Oi Gabriela, eu acho que tu estás falando da Merry Trails ;).
Pingback: Seattle – Roteiro de 2, 3, 4 ou 5 dias | Livre & Leve
Pingback: 5 comidas para provar em Seattle | Livre & Leve
Pingback: Mercado Público de Seattle: Pike Place Market | Mari Pelo Mundo